Em setembro, a Associação dos Empresários do Polo Industrial do Sertãozinho (AEPIS) comemora 17 anos.

Em 12 de setembro, a Associação dos Empresários do Polo Industrial do Sertãozinho (AEPIS) comemorou 17 anos. Nesse período, rompemos muitos obstáculos e também obtivemos grandes conquistas. Mas, ainda temos muito trabalho pela frente. Precisamos  aumentar cada vez mais nossa representatividade e, para isso, sua participação como associado é fundamental.

O cidadão brasileiro, de forma geral, tem pouco desenvolvido a cultura da cooperação – cerne do associativismo, dedicando preferencialmente seu tempo e atenção às questões individuais e praticamente nada aos temas coletivos que também o afetam. Uma postura que o torna alienado diante dos problemas que o rodeia, sejam eles sociais, políticos ou econômicos. Reclamar é mais fácil do que agir e gera pouca transformação. Diante desses comportamentos, as entidades representativas de classe enfrentam situações difíceis, seja de representatividade, de independência econômica e de desenvolvimento de novas lideranças.  Ficam na dependência de poucos abnegados voluntários, ou reféns de “projetos de poder” não comprometidos com os objetivos da entidade. Alguma diferença com o modelo político vigente?

Nós da AEPIS, entretanto, acreditamos na força do cooperativismo. Quando se trabalha em equipe, as possibilidades de erros diminuem, já que a troca de experiências entre os participantes faz com que haja maior aprendizado. Uma entidade unida que nutre uma rede de relacionamento forte, consegue maior representatividade para buscar a solução de problemas comuns frente ao poder público e outras instâncias.

Ao longo de seus 17 anos de existência, a ação voluntária dos Diretores e diversos colaboradores, além da confiança de seus associados, tem feito a AEPIS  evoluir; contribuindo para que as indústrias de Sertãozinho tenham maior conhecimento e integração entre si, interagindo com o Poder Público na busca de soluções dos problemas que afetam a região e participando ativamente da vida da Cidade de Mauá com vistas à prosperidade e crescente qualidade de vida.

Esta entidade apesar de adolescente tem, para a sua maioridade, grandes sonhos e pretensões. Aumentar a participação dos empresários na vida da AEPIS; identificar com clareza as necessidades das empresas e  adequadamente representa-las na busca de soluções; ampliar a prestação de serviços reconhecidamente necessários; e auxiliar no desenvolvimento de novas lideranças empresariais para o fortalecimento da representatividade, estão entre os seus objetivos principais.

Temos vivido momentos difíceis, sejam eles gerados em âmbito nacional ou municipal. Entretanto, seremos cada vez mais capazes de superar estes obstáculos, se unirmos a coragem e a competência individual de cada empresário com a força de uma entidade realmente representativa.  Assim, tenho a certeza de que teremos uma longa e exitosa vida da AEPIS.

Fausto Cestari Filho - Presidente da AEPIS

11 4543.6147 11 98331.0660